Definitivamente nasci na época errada! Há muito tempo, estava conversando com minha Vó sobre como eram as décadas passadas. Me senti quase infeliz por não ter visto ao vivo tudo que ela me contou. Para ser sincero com você, depois daquela conversa gostaria de ter vivido na época em que televisão não era de plasma Sony, era preta e branco Colorado RQ, a única com Reserva de Qualidade! Com canais que iam do 1 ao 13 e botões de horizontal e Vertical. E só. Cheguei a pegar a época das Telefunken, mas queria mesmo é ter visto uma Colorado RQ. Gostaria de ver meus filhos tendo medo do Bicho-Papão, e não do Marcola, e que eles pudessem ter escutado, ao menos uma vez, a música bonitinha dos Cobertores Parahyba – Tá na hora de dormir, não espere a mamãe mandar, um bom sonho pra você e um alegre despertar - seria simplesmente maravilhoso.
Como gostaria de ter vivido na época em que se tomava gemada, e colesterol ainda não havia sido colocado no grande dicionário de capa azul do MEC. Hoje nem ovo choco se encontra mais, pois os ovos são mortos em processos para garantia da qualidade. Deveria ser horrível sim ver um ovo choco, mas o exemplo foi só pra mostrar como até nisso a gente já se meteu. Os tempos antigos também tiveram suas coisas ruins como por exemplo a Anágua de armação (acreditem mulheres, elas usavam muita coisa além das calcinhas), o Vinco costurado, camisas Volta ao Mundo, e por aí vai...Mas ainda nessa linha de produtos, tem um que eu realmente adoraria ter tido: Sapatos Vulcabrás!! Ah como deveria ser maravilhoso um sapato que dura pra caramba e se gastasse demais o bichinho...Sem problemas, bastava uma meia-sola e pronto! Ah...e o salto tinha de ser Amazonas, o melhor! Seria maravilhoso, econômico e prático, principalmente para mim que tenho a estranha mania de usar sempre as mesmas roupas. Talvez por esse mesmo motivo, também gostaria de ver, como ficariam minhas roupas, se fossem lavadas á mão com sabão português (feito de cachorro...rss) e quaradas em uma bacia de alumínio com pastilhas de Anil. No máximo numa bela Bendix...e com Rinso ou Lux
Mas o mundo mudou. Sonho de consumo era uma Monark Pneu Balão e não PlayStation 2. Os jovens de hoje fumam maconha e não mais os Cigarrinhos da Pan, aqueles que tinha um negrinho na latinha, que todos diziam ser o Neguinho do Pastoreio...Os garotos mais audaciosos daquela época arriscavam um Mistura Fina, ou um Caporal Douradinho, (que minha Vó garante ser muito parecido com os cigarrinhos da Pan), hoje os mais ousados usam Crack! Como os tempos realmente são outros!
Antes os homens usavam Brilhantina Myrurgia (acho que é isso mesmo) ou Glostora - ...que penteia sem empastar, e amacia sem engordurar – ...hoje usamos anti-queda e tomamos Finasterida. O corte de cabelo era Príncipe Danilo (não sei quem era esse tal Danilo), meu amigo tem um Moicano. Nos velhos tempos bastava tomar Suita para evitar os excessos de peso, hoje se reduz o estômago. Os trabalhos de escola que hoje são feitos pelo Google e entregues por email, eram feitos nos volumes da enciclopédia Conhecer, ou Barsa, e eram vendidas de porta
Falando em Almaço, também fiquei com saudade dos antigos almoços de Domingo com Arroz de Forno, Macarrão e Frango. Deus...o Frango era comprado Vivo!! Me lembro vagamente que ainda tinha um esquema do Fel, que se estourasse ferrava com a carne porque era muito amargo...Será que ainda se vende Frango Vivo? As crianças de hoje nem sabem a diferença de uma Galinha e um Frango e algumas acham que os frangos, os bois, os porcos e os peixes, vivem num cercado dentro do Carrefour!! Como era bom almoço de Domingo. A mesa cheia, a comida gostosa de sempre, assim como a sempre presente Santa Ceia na parede que todo mundo tinha. Depois era tomar aquele café gostoso nas Xícaras Colorex, que reza a lenda, eram inquebráveis.
Antes para ficar forte se tomava Emulsão Scott ou Óleo de Fígado de Bacalhau, (Que? Não ...não...Biotônico Fontoura é pra abrir o apetite) hoje já se viu morrer "gente" usando anabolizante de Cavalo!
A crença em Deus está em baixa, só aumenta um pouco se algo muito ruim acontece, e agora na Copa, do contrário é quase esquecida. As crianças não fazem mais catequese, os coroinhas são molestados pelos padres, a inocência agora é alvo de piadas, e ninguém mais se confessa porque pecado passou a ser algo inevitável...a Crush virou Fanta e Groselha nem sei se ainda tem! O respeito também diminuiu bastante, assim como a Fé de que as coisas ainda podem melhorar.
De manhã era Mingau de Aveia Quacker e Toddy, hoje é Coca-Cola choca com pizza fria... Antes era a Vergonha do Pecado, hoje se aborta e nem se fala mais nisso...Antes era Elis Regina, hoje é Taty Quebra Barraco...antigamente se esperava o futuro na certeza das coisas boas que viriam, hoje, olhamos para trás pelos olhos de nossas Avós, para que através de suas excelentes histórias, ou excelentes memórias, possamos reviver as coisas e os maravilhosos sentimentos e ideais que já se foram.
Vendo as coisas ao nosso redor, chegamos a conclusão de que os antigos pensavam e viviam melhor. Pra você ter idéia, minha Vó me contou que algumas menininhas guardavam os papéis de seda azul das maçãs argentinas, só por causa de seu cheiro de maça impregnados durante a vinda para o Brasil...
Depois de mais de duas horas de conversa, minha Vó se levanta de sua cadeira encerrando a conversa, olha para mim com os olhos cheios de lágrimas e diz suspirando enquanto passa por mim batendo no meu ombro: Meu Deus...você nem pode imaginar como era gostoso o cheiro daquelas maçãs!!! - E sai cantarolando uma música sem me dizer de quem, ou de que época era.
Nenhum comentário:
Postar um comentário